Floresta Real

Apresentação

Para este ano criamos o Espaço da Floresta Real,  e neste espaço recebemos um viveiro de mudas nativas, fonte de água, cisterna, jardim sensorial e uma cápsula do tempo que levará as crianças ao mundo ideal.

As crianças conhecerão  ainda a árvore mãe, e mais três personagens: o Tucan, a Dona Flora e o Professor Minhoco , que proporcionarão a todos um aprendizado sobre o ciclo da vida dos vegetais, a polinização e um contato com as plantas através dos 4 sentidos

(AUDIÇÃO, VISÃO, TATO, OLFATO).

SR. TUCAN

O tucano é bom de bico... Ele gosta de muitas coisas, frutas, sementes, insetos, ovos de outras aves, lagartixas, entre outros. Na verdade eles preferem os frutos, para comer eles pegam a fruta com a ponta do bico, viram a

cabeça para cima e deixam a fruta escorregar até a garganta, mas sempre cospem o caroço. Então, o que acontece com o caroço? Vai cair no chão e germinar, nascendo outra planta. É desse modo que o tucano ajuda a preservar a mata.

 

DONA FLORA

As abelhas realizam um importante trabalho. Elas colaboram para a polinização das plantas, pois ao se alimentarem nas flores, carregam junto ao corpo o pólen, e levam esse pólen para outras flores, tornando possível a reprodução das mais variadas plantas. As abelhas se alimentam do néctar das flores, que sugam com sua língua.

SR. MINHOCO

As minhocas são tão úteis ao solo que são chamadas de arado natural, elas comem as folhas que caem no solo e devolvem o adubo natural (húmus).

Elas vivem enterradas (são animais subterrâneos), escava galerias e canais, buscando abrigo e restos vegetais, seu principal alimento, ingerido com grandes quantidades de terra. Elas são, portanto, animais detritívoros, pois se alimentam de detritos de várias origens, que compõem o húmus. As minhocas constantemente excretam terra, devido ao seu sistema digestivo simples.