O Espaço Tupi

Apresentação

O Espaço Indígena faz parte da programação anual do parque. Aqui as crianças aprendem um pouco mais sobre a Cultura Indígena, seus hábitos e costumes. A atração inclui apresentação de cantos, danças, brincadeiras e artesanatos típicos da tribo.

Tema do projeto: Somos todos Índios

Justificativa

Embora o povo brasileiro tenha sido formado por três matrizes principais (indígena, africana e europeia), a indígena é a mais presente e determinante tendo influenciado inclusive as outras duas. Ao identificar os detalhes dessa influência, percebe-se que é impossível separar a cultura brasileira da cultura indígena. E, por ela estar presente no modo de ser do brasileiro, de alguma maneira somos todos índios, sem percebemos.

Objetivo Geral

Demonstrar a influência da cultura indígena na atualidade do povo brasileiro.

Objetivos Específicos

Conhecer a história da tribo Tupi
Conhecer os costumes da tribo
Valorizar a diversidade étnica, cultural e social no Brasil.
Mostrar como os povos indígenas vivem e como produzem sua arte

Desenvolvimento do tema:

Apresentação de nomes de pessoas, lugares, comidas, utensílios, folclore, estética, uso de ervas medicinais, costumes e gostos que nos caracterizam como povo brasileiro.

No espaço da oca, o encontro das crianças com o índio propicia a solução de dúvidas e a interação através dos cantos, danças, brincadeiras e artesanatos. Responsável técnico: Cacique Awá